sexta-feira, 9 de julho de 2010

Delícias cremosas


Textura. Sei que a combinação de consistências é um dos segredos de um prato perfeito. O crocante, o cremoso, o folhado, o molhado. Adoro colocar umas amêndoas ou nozes na salada que constrastam perfeitamente com o crocante da alface e o molhadinho do tomate. A batata palha também aprovo embora muita gente torça o nariz para o bom e velho estrogonofe a brasileira (que nada tem a ver com o original russo). Trauma das festinhas dos 90 onde servir estrogonofe era chique. Eu, não. Adoro o creme de leite temperadinho da carne molhando as batatinhas. E não dispenso farofa no caldo de feijão.


Agora, se o assunto é doce, fico sempre com as delícias cremosas. Quem me conhece sabe que minhas perdições são as colheradas de doce de leite, brigadeiro e nutella, não necessariamente nessa ordem. E um pudim de leite condensado furadinho.. ai ai. Sei que pudim é coisa simples, que todo mundo faz. Mas custei a achar uma receita que considerasse perfeita. E nesta eu aposto.


Pudim de leite condensado


2 latas de leite condensado

2 medidas da lata de leite integral

4 ovos

Gotas de Baunillha

1 xícara de açúcar

1 xícara de água


Ligue o forno. Comece pela calda. Derreta o açúcar em fogo lento. Quando já estiver caramelado junte a água e deixe desmanchar. Cubra o fundo de uma forma dessas de buraco no meio. Deixe esfriar.

Bata todo o resto no liquidificador um minutinho. Coloque na forma e leve a assar em banho-maria, com a água da forma já fervendo. Demora pelo menos uma hora, hora e meia, dependendo do forno. E mais tempo para esfriar. Gostoso mesmo,se vc resistir, é fazer de um dia pro outro e deixar na geladeira, "dormindo". E a receita admite ainda variações infinitas: um pouco de coco, ou chocolate em pó, ou trocar uma lata de leite por leite de coco, ou colocar umas 2 colheres de parmesão, ou jogar ameixas ou passas na calda ...




Um comentário: