sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia de caldo

Pode ser para aquecer o corpo, para curar uma gripe ou resultado de um simples desejo: comida leve, gostosa e nutritiva. Na semana passada eu reunia todos os quesitos. E fui pra cozinha preparar um caldinho com os ingredientes disponíveis na geladeira. O resultado foi um belo creme de abobrinha com gorgonzola. De lamber o prato fundo.






Caldo/creme de abobrinha com gorgonzola.

2 abobrinhas pequenas ou uma grande
meio alho-poró cortado em tirinhas
1 batata
2 copos grandes de caldo de legumes ou carne (esse quesito é importante. Eu costumo fazer uma panela grande de caldo e congelar. O caldo nada mais é que um bom refogado com cebola, alho, cenoura, louro e qualquer outro tempero que você goste, refogado e depois cozido por pelo menos duas horas em água. Se a necessidade for urgente usar um tablete desses comprados prontos, mas o resultado não será o mesmo)
100 gramas de nata (creme de leite) fresca
2 queijinhos polenguinho ou vaca que ri
Pimenta do reino, sal e azeite
100 gr de queijo gorgonzola (ou outro queijo azul)
Croutons a gosto


Fazer um bom refogado com o alho-poró e azeite. Acrescentar a abobrinha e a batata em cubos.Temperar com sal e pimenta a gosto. Adicionar o caldo e deixar cozinhar por uns 15 minutos em fogo baixo.
Bater os legumes no liquidificador controlando a quantidade de líquido, ou seja, se é necessário ou não colocar todo o caldo do cozimento. Acrescentar a nata e os queijinhos e bater um pouco mais.
Aquecer o creme numa panela, quando levantar fervura, colocar em pratos ou cumbuquinhas, acrescentar os quadrados de queijo azul, azeite e croutons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário