terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mais caldo!

Então hoje é terça-feira, dia de tentar comer algo saudável sem abrir mão do sabor. Como ainda estamos no inverno por aqui eu vou de caldo. Sim, de novo! Dessa vez o meu preferido: de cogumelos. A receita é simples e ao sabor delicado dos cogumelos se junta o alho-poró, um bom azeite extra-virgem e lasquinhas de grana padano. E um bom vinho para escoltar e ajudar a esquecer todo o trabalho do dia.

Caldo de cogumelos
250 gr. de cogumelos Paris frescos
250 gr. de Shitake fresco
1 alho-poró cortado em tirinhas
100 gr. de nata fresca (se não tiver pode ser o de caixinha)
100 ml de vinho branco (aqui vale o bom senso: não precisa ser o melhor vinho do mundo mas se for muito ruim altera o sabor. Eu gosto de usar um pouquinho do vinho que vou tomar na ocasião)
2 xícaras de caldo de legumes (aqui vale a mesma dica do caldinho anterior: de preferência que seja caseiro. Num domingo qualquer você pode fazer um bom refogado com seus legumes preferidos, cebola, alho, alho-poró, cenoura, louro, etc etc . Deixe cozinhar umas duas horas, coe e guarde em garrafinhas de água de meio litro. O caldo é uma mão na roda para caldos, sopas, risotos...)
Azeite, sal e pimenta do reino
Queijo grana padano ralado a gosto

Refogue o alho-poró em um pouco de azeite e fogo baixo. Quando começar a dourar acrescente os cogumelos cortados em fatias. Deixe reduzir e perder água por uns 3 minutos. Acrescente sal e pimenta do reino. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Reserve alguns pedacinhos para a futura decoração.
Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar uns dez minutos. Apague o fogo.
Bata a mistura no liquidificador com a nata. Depois é só aquecer e servir em cumbuquinhas, decoradas com os cogumelos reservados, azeite e grana padano ralado. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário