segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bolo de iogurte

Algumas receitas são fundamentais. Um bom bolo branco. Uma bela macarronada. A sobremesa que pode ser feita em 5 minutos e salvar o jantar de última hora. Este bolo de iogurte faz parte da categoria básica.  E pra entrar nesta categoria tem que ser testada e retestada e ganhar o aval de perfeita: sempre dá certo, sempre fica gostoso e admite muitas variações.





Assim, depois de muitas receitas de bolo de iogurte posso dizer sem medo que essa é uma delícia. O da foto foi feito com um pouco de farinha de arroz (metade da farinha total da receita), gotas de chocolate e amêndoas na cobertura. Como a farinha de arroz deixa a textura mais sequinha e leve fica perfeito pra molhar no café com leite. Mas as opções são infinitas: coco, frutos secos, um pouquinho da bebida favorita .... Ou ainda fazer a receita básica e cubrí-la com amêndoas, brigadeiro, doce de leite....

Ingredientes:

2 ovos
2 iogurtes (de 125 gramas, não pode ser light ou desnatado eu gosto muito do iogurte grego)
2 medidas do copo de iogurte de açúcar
4 medidas de farinha de trigo
1 medida de manteiga ou óleo (Eu sempre prefiro manteiga)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de baunilha
Pitada de sal

Acenda o forno em 180 graus. Bata os ovos com a manteiga, a baunilha e um dos iogurtes até esbranquiçar. Acrescente o outro iogurte e incorpore. Por último todos os secos misturando bem sem bater muito. (Nesta versão da foto eu acrescentei gotas de chocolate e misturei levemente e cobri toda a massa com amêndoas em pedacinhos) .
Asse numa forma untada com manteiga por cerca de 30/35 minutos até que o palito saia seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário