sexta-feira, 3 de junho de 2011

Creme de aspargos

Dizem que tá friozinho pelas bandas do Rio. Aqui, embora seja quase verão, para o bem e para o mal, as noites continuam fresquinhas, não passam de 15 graus. O que significa que os cremes e sopinhas continuam bem-vindos. Escoltados por um tinto encorpado. Ainda mais quando é pra aproveitar o fim da temporada de aspargos, grandes e baratos. Esse creme é super suave e aceita muitas variações: queijos, croûtons, bacon tostadinho.. Eu prefiro simples, decorado com as pontas dos aspargos e com um fio de um bom azeite.


Mais ou menos meio quilo de aspargos limpos, sem a parte dura do começo, cortado em rodelas com a ponta deixada inteira.
Meio litro de caldo de frango (vale repetir que caseiro, caseiro!)
1 cebola média
3 dentes de alho
3 ou 4 queijinhos (polenguinho, vaquinha e afins)
150 ml de creme de leite (nata espesa) (opcional)
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ou grana padanna ralado a gosto
azeite


O processo é simples e ligeiro. Refogue em fogo baixo a cebola no azeite e acrestente o alho quando esta já estiver transparente. Deixe dourar levemente e acresente os aspargos. Deixe refogando por cerca de 10 minutos em fogo baixo temperando com sal e pimenta. Acrescente o caldo e deixe ferver por mais uns minutos. Prove para ver se está tudo cozido e bem temperado. Não deixe cozinhar demais os aspargos. Tire do fogo e bata no liquidificador com os queijinhos e o queijo ralado. Na hora de servir esquente e acrescente, se quiser, o creme de leite. Além de calorias esse ingrediente acrescenta mais cremosidade, uma textura aveludada ao creme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário