quarta-feira, 22 de junho de 2011

Recette de Papillote



Sou da opinião que cozinhar exige apenas um requisito: gostar de comer bem. Ou melhor, que comer bem seja requisito indispensável. Sou daquelas que não abre mão de comida bem feita, seja um simples ovo mexido ou um risotto no ponto, al dente, cremoso, suculento.

A luta contra o tempo na rotina diária não me serve de desculpa. O que posso provar com essa quase não-receita de Papillote. Essa técnica francesa de nome tão pretensioso nada mais é do que cozinhar alimentos dentro do papel alumínio. A combinação de alimentos - que serão cozinhados a vapor e sem sujar panelas - obedece a uma regra básica: juntar verduras e carnes que tenham tempo de cozimento parecidos.

Papillote de camarão, aspargos, cogumelos e cenoura
(Para uma pessoa)

8 camarões
6 aspargos verdes
1 cenoura
3 cogumelos  frescos cortados em fatias
1 dente de alho cortado muito pequeno
azeite, sal, limão, pimenta do reino e molho de soja (Shoyo) a gosto

É tão simples que dá até vergonha de explicar. Corte uma folha grande de papel alumínio. Dentro dela disponha os alimentos e cubra com os temperos e o alho. Dobre a folha como um envelope, fechando bem as pontas para que o líquido não vaze.

Aqueça o forno a 200 graus. Coloque o envelope e deixe 7 minutos mais ou menos. Este é o tempo necessário para o camarão cozinhar e as verduras ficarem al dente. O resultado: comida saborosa e saudável em minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário