sábado, 30 de abril de 2011

"Risotto" de Quinoa




Provavelmente esse é um post demodé. Acho que há dois anos a quinoa era a grande queridinha das comidas saudáveis da moda. Eu demorei a experimentar mas fui seduzida principalmente por dois motivos:
- Poder variar mais a comida rápida diária, já em loop eterno entre o cuscuz, a pasta e o arroz.

- E as características saníssimas o pacotinho da quinoa afirma que ela tem: muito mais vitaminas e proteína do que o arrozinho nosso de cada dia.

Basicamente a quinoa é cozida como o arroz e pode ser utilizada em saladas frias, como o cuscuz ou o tabule, ou em pratos quentes, como saladas quentes, ou nesta última versão, como um "risotto" ligth. Claro que não é o mesmo que comer um belo risotto com creme de leite, manteiga e muito queijo ralado. Mas ficou gostoso sem pesar muito na consciência.

Ingredientes:
1 copo de quinoa
1 cebola pequena cortadinha
1 dente de alho gordo picadinho
Azeite
Caldo de legumes quente (aproximadamente uns 800 ml)
1/2 taça de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
250 gramas de espinafre lavado e cortado em pedaços grandes
Champignons frescos (opcionais, uns 5 ou 6)
150 gramas de queijo feta
Amêndoas tostadas e picadas grosseiramente (eu uso com a casca, garante mais fibras)
Queijo parmesão ou grana padano ralado a gosto
sal, pimenta do reino
cebolinha picada a gosto




Refogue o espinafre e os champignons com um dente de alho picadinho e azeite. Reserve.
Doure a cebola lentamente no azeite. Acrescente a quinoa e doure até começar a escutar uns estaladinhos. Acrescente o vinho e deixe evaporar sempre mexendo. A partir daí é ir acrescentando conchas de caldo de legumes (sempre quente) até a quinoa ficar transparente.Acrescentar o refogado de espinafre, sal e pimenta a gosto. Por último o queijo feta em quadradinhos e a manteiga. Apagar o fogo, deixar descansar uns 2 minutos e servir com a cebolinha, amêndoas e queijo ralado a gosto.