sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Panqueca de espinafre e palmito


 
Receitinha de fim de semana: demora, da um trabalhinho, mas é uma delícia de fazer bebericando um vinho, sem pressa. Massa leve de panqueca (sem óleo ou azeite mas com queijo!), recheio cremoso de espinafre e palmito (e a massa serve para qualquer outro) e molho de tomate. A receita dá para oito panquecas grandes.

Massa:
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
50 gramas de queijo ralado (ou mais um pouco)
pitada de sal
azeite

Bata tudo no liquidificador. Esquente umas gotinhas de azeite numa frigideira aderente e vá moldando as panquecas (a primeira sempre fica feia!). Reserve.

Recheio
1 cebola pequena cortadinha
200 gr de espinafre já cozido e escorrido (peso depois de cozido)
250 gr de palmito picadinho
75 gr de queijo feta ou minas curado ou ricota curada
1 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo parmesäo ralado
pitada de noz moscada
pimenta do reino, azeite e sal


Doure em fogo baixo a cebola com um pouco de azeite até começar a dourar. Acrescente a manteiga, deixe derreter e refogue o espinafre e o palmito. Deixe uns três minutos e acrescente a farinha dissolvida no leite. Sempre em fogo baixo deixe engrossar um pouco. Acrescentea noz moscada, pimenta e sal a gosto. Misture o queijo feta em cubinhos e apague o fogo.





Montagem:  Com o recheio frio, modele as panquecas (mais ou menos 2 colheres de sopa de recheio para cada uma). Cubra com o molho, um pouco de queijo parmesäo ralado e leve a gratinar por cerca de 15 minutos.

Cobertura:
1 xícara de molho de tomate (caseiro, por favor!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário