Nas confeitarias portuguesas o que não faltam são bolos: amêndoas, chocolate, queijadas, rocamboles... Apesar da variedade, quando eu morava em Lisboa o meu café da manhã preferido (pequeno almoço por essas terras) era quase sempre o mesmo: café com bolinho de arroz.
Neste fim de semana resolvi fabricar alguns. Pesquisando aqui e ali, roubando parte de receitas portuguesas e experimentando um pouco nasceram 15 bolinhos perfeitos: macios, pouco doces, de textura delicada graças à farinha de arroz, perfeitos para começar o dia o recobrar forças no café da tarde. Seja molhando-os diretamente no café ou cobrindo-os com uma generosa camada de geléia.
Bolinho de arroz
200 g de manteiga amolecida (tirar da geladeira na noite anterior ou colocar os tabletes próximos do fogo um tempinho antes, isso se você não tiver a sorte de estar no verão brasileiro)
250 g de açúcar
4 ovos
175 g de farinha de arroz
175 g de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de Fermento em pó
100 g de nata fresca
Sumo de 1 limão (coado que caroços não caem bem no bolinho)
Pitada de sal
Açúcar e amêndoas em lascas para polvilhar (as amêndoas são opcionais)
Acenda o forno em 180 graus.
Bata as claras em neve e reserve.
Num bowl junte o açúcar e a manteiga e bata bem. Acrescente as gemas e o suco do limão. Misture as farinhas e a nata. Acrescente o fermento e uma pitada de sal. Por último as claras em neve, misturando bem sem bater muito.
Coloque em forminhas de muffins e polvilhe um pouco de açúcar e as amêndoas em lascas. O açucar forma uma crostinha gostosa e as amêndoas potencializam esse efeito.
Leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que o palito de dentes saia sequinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário