Essa torta é um clássico da família. A receita era de uma amiga da minha mãe e fazia séculos que eu não reproduzia. Assada ontem já está pela metade, ou seja, é um sucesso, sobretudo no ranking das sobremesas de segunda categoria aqui em casa (as que não levam chocolate). A torta é molhada, leve, não muito doce. Esteticamente confesso que não resultou uma obra-prima (como evidencia a foto) mas o conteúdo compensou.
Ela não é exatamente facílima de fazer (o Marshmallow da cobertura é um certo desafio, há que estar muito atento ao ponto de fio da calda). Mas o resultado compensa.
4 ovos
2 xicaras de açúcar
2 xic. Trigo
1 colher sopa pó royal
1 copo de leite quente.
Bata as claras em neve, junte as gemas e o açúcar e bata bem. Acrescente o trigo e fermento. Por último o leite quente, misturando suavemente. Forma untada e enfarinhada. Assar por cerca de 50 minutos com forno em 180 graus.
Recheio
½ litro de leite
1 lata de creme de leite (nata espesa para quem está fora do Brasil)
1 lata leite condensado
2 colheres maisena
2 gemas peneiradas (isso evita o cheiro de ovo)
100 gr. coco ralado
1 colher de chá de baunilha
Misture tudo menos o creme de leite e leve ao fogo até engrossar. O ponto é de mingau grossinho. Depois de apagar o fogo siga mexendo para evitar a formação de uma crostinha. Depois de esfriar misture o creme de leite.
Cobertura
1 ½ xícara de açúcar
1 xícara de água
1colher de chá de baunilha
2 claras em neve
Leve açúcar e água para ferver em ponto de fio. Aí descansa um profundo mistério. O ponto de fio é quando ao despejar um pouco da colher e sai um fiozinho cremoso. Mantenha em fogo baixo e cuidado para não engrossar muito: o marshmallow açucara. Despeje aos poucos sobre as claras até obter um suspiro bem firme, sempre batendo. Coloque a baunilha.
Para molhar
Leite de coco
Corte o bolo em três camadas. Molhe cada uma com o leite de coco misturado ao licor de amêndoas e recheie. Por último, com o bolo já frio (o ideal é deixar umas 2 horas na geladeira antes) cubra com o marshmallow.
Nenhum comentário:
Postar um comentário