quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pannacotta com calda de cerejas ao vinho do Porto

A comida italiana muitas vezes é um duetto perfeito de simplicidade e sabor. Uma boa massa com manjericão, tomate e parmesão. Uma bruschetta. Ou uma pannacotta. O segredo é o move qualquer receita: os melhores ingredientes que você puder encontrar. Nesse caso, nata (creme de leite fresco) de boa qualidade, fava de baunilha e cerejas rubras no auge da estação.

Versátil, a pannacotta (que nada mais é que uma espécie de flan de baunilha) pode ganhar caldas variadas. Além das cerejas, vale calda de caramelo, chocolate, doce de leite, outras frutas vermelhas e (já estou morrendo de inveja de quem vive no Brasil) deve ficar perfeita com uma calda azedinha de maracujá. Mas também está deliciosa sem calda nenhuma, deixando que as sementinhas de baunilha reinem sozinhas e explodam no céu da boca.

Pannacottta (rende 8 porções individuais)

1 litro de nata (creme de leite fresco)
 
2 favas de baunilhas inteiras, com um corte ao longo do comprimento para que saiam as sementinhas (esse vídeo mostra o processo, nessa receita usamos toda a fava, sementes e corpo)
12 gramos de gelatina sem sabor em folhas
250 gramos de açúcar

Num recipiente coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Deixe cerca de 15 minutos.

Numa panela ferva a nata com o açucar e a baunilha em fogo baixo. Deixe ferver por cerca de 3 minutos, verificando se as sementinhas da baunilha se incorporaram ao creme. Retire as favas, apague o fogo e acrescente as folhas da gelatina hidratadas, mexendo até que tudo se dissolva bem.

Coloque em potinhos de flan e deixe na geladeira por pelo menos 6 horas (idealmente de um dia para o outro). Não faz falta untar, na hora de desenformar é só mergulhar rapidamente os potinhos na água quente e ajudar com uma faca. 


Calda de cerejas ao vinho do porto

Meio quilo de cerejas maduras sem caroço
150 gramas de açúcar
Suco de meio limão grande ou um inteiro pequeno
1 dose de vinho do porto (uma xícara pequenina)

Coloque todos os ingredientes para ferver em fogo baixo por cerca de dez minutos. Deixe esfriar e guarde na geladeira até o momento de servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário